sexta-feira, 19 de junho de 2009

Como escolher a melhor Abordagem Didática?

Será um Jogo? Utilizaremos casos práticos? O objetivo é sensibilizar? Informar? Formar? A aplicação será imediata ou gradativa?
Estes e outros questionamentos deverão ser esclarecidos no momento de definir pela melhor metodologia do seu treinamento a distância.

Como elaborar o conteúdo adequado às necessidades?

De acordo com cada objetivo educacional proposta e o público-alvo, você poderá optar pela estratégia ou ferramentas que atingirão melhores resultado. Para isso é preciso elaborar um levantamento de necessidade de treinamento conhecido no mercadod e RHcomo LNT.

O LNT - Levantamento de Necessidade de Treinamento tem como objetivo identificar as demandas educativas existentes na Organização e consequentemente alavancar o desempenho das pessoas para dar suporte as necessidades de negócio/estratégia, avaliando a possibilidade do conteúdo ser trabalhado a distância, de acordo com o tipo de assunto, abordagem pedagógica e público a ser atingido.

São fatores que determinam a escolha da metodologia a distância:
Objetivo do treinamento, assunto a ser treinado, o número de treinandos a ser atingido, dispersão geográfica e tempo de atualização do conteúdo.

Uma vez elaborado O LNT, você terá claro as necessidades de aprendizagem, a maturidade e entendimento do grupo sobre o assunto e as metodologias existentes na organização, a complexidade das informações e as possibilidades de ferramentas a serem empregadas.

Quando os clientes nos procuram, geralmente estão muito mais com a cabeça na solução tecnológica de uma ferramenta milagrosa que encante o seu público do que na real necessidade de aprendizagem. É lógico que na medida do possível devemos encantar o nosso público trazer inovações, mas certifique-se que a escolha correta da ferramenta poderá garantir o sucesso do treinamento.

Casos práticos geralmente ilustram bem, conceitos já explicados;
Jogos situacionais exigem uma estrutura complexa de decisões e o aluno precisa ter algum conhecimento ou informações prévias, caso contrário, às decisões poderão ser equivocadas ou pobre de conteúdo e aprendizado;
Conteúdos muitos técnicos ou conceituais podem se tornar extremamente “chatos” se você não escolher uma abordagem criativa e que tenha um contexto implícito.

Não esqueça de que o aluno estará sozinho, e que a estrutura didática e a metodologia estarão fazendo às vezes do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário