quinta-feira, 10 de junho de 2010

Educação Moderna



Conforme argumentado por Kalakota e Whinston, 1996 – Com as mudanças ambientais, cinco características são especialmente pertinentes para as aplicações eletrônicas:

A primeira, a educação não é mais considerada como algo adquirido durante a juventude e que serve para a vida toda. A educação moderna não é mais homogênea em relação a idade, tanto nas aulas presenciais como nas classes virtuais são encontradas pessoas jovens que estão no início de carreira, de meia idade que já estão com sua carreira definida, e idade avançada que estão aposentados.

A Segunda, porque o conhecimento, como os outros produtos, pode se tornar obsoleto rápida e continuamente, a educação precisa criar um ambiente que facilite o aprendizado contínuo.

Terceira, a educação e o entretenimento estão convergindo. Por exemplo, os softwares educacionais estão se tornando uma parte crescente do setor de entretenimento.

Quarta característica, a entrega de instrução educacional está mudando. Instrução será cada vez mais conduzida eletronicamente e às vezes em encontros menores e informais entre professores e alunos. Os alunos irão decidir quando e onde eles desejam ouvir e participar.

Quinta característica, O papel do professor mudará de expositor de conteúdo para o facilitador ou treinador de estudantes.

Um comentário:

  1. Olá,
    Gostaria de colaborar com um debate:

    Será que não estamos misturando o conceito de Educação com novas formas de acesso a informação e assim nos capacitarmos, reciclarmos, treinarmos quando e onde quisermos?

    O conjunto de conceitos que formam nossa educação eu entendo qaue ainda estão longe de alcançar o mundo virtual, como moldar nossos princípios e valores.

    Mas sou convícto que as ferramentas e soluções para implantação de universidades corporativas através do e-learning, são muito capazes de transmitir o conhecimento através deste meio e assim contribuir para vários estudos empresariais para análise e implantação de projetos de RH, como por exemplo a Retenção de Talentos ou o Remanejamento de Colaboradores.

    Agora, o Professor de sala de aula, ah.... este sim será cada vez mais virtual, o chamaremos de Tutor(!?). Ele poderá estar no seu escritório ou de frente para a praia com seu Netbook, fone de ouvido e pronto, lá estará ele pronto para responder todas as suas dúvidas.

    Acredito que estamos engatinhando neste mundo, mas com certeza não tem retorno. As instituições de ensino serão universais, em todas as línguas e além de todas as froneiras. Milhões de alunos online, em Fóruns, Chats, Salas de Aulas e tudo com áudio, vídeo e mais alguns recursos que ainda iremos descobrir.

    Fantástico!!!

    ResponderExcluir