terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Testar um usuário no início do projeto é melhor do que testar 50 próximo ao final.


A maioria das pessoas supõe que os testes precisam ser uma coisa grandiosa. Contudo, se você transformá-lo em uma coisa grandiosa, não os fará cedo o suficiente ou com a frequencia suficiente para tirar o máximo proveito deles. Um teste simples cedo - enquanto você ainda tem tempo de usar o que aprendeu com ele - é quase sempre mais valioso do que um teste sofisticado mais tarde.
Até mesmo o pior teste com o usuário errado lhe mostrará coisas importantes que você pode fazer para melhorar a sua ferramenta.

É importante deixar claro, que os testes não são para aprovar ou desaprovar algo, e sim informar seu julgamento. As pessoas gostam de pensar, que podem usar os testes para provar se o sistema de navegação "A" é melhor que o sistema de navagação "B", mas você não pode. Ninguém possui os recursos para estabelecer o tipo de experimento controlado que você precisaria. O que os testes podem fazer é fornecer informações inestimáveis, as quais, consideradas junto com a sua experiência, julgamento profissional e bom senso, facilitarão sua escolha com maior confiança - entre "A" e "B".

Referência: Steve Krug - Não me Faça Pensar

Nenhum comentário:

Postar um comentário