segunda-feira, 5 de maio de 2014

Tutoria em EAD

TUTOR
 
EAD não pode ser focado apenas na tecnologia, imaginando-se tratar de um sistema que funcione sem a intervenção humana. A presença humana faz toda diferença num EAD de qualidade. Seu papel é desempenhado pelo tutor, um profissional que deve ser hábil o bastante para coordenar as ações coletivas através de instrumentos como salas de chat e fóruns, evitando o isolamento do aprendiz e permitindo que o mesmo enriqueça seu aprendizado com experiências dos demais participantes da comunidade de aprendizagem.

A transição de um modelo tradicional e instrutivista para outro digital e construtivista é lento. Os principais desafios a educação on-line não são de ordem tecnológica, surgem questões importantes de operação e gestão. O administrador coloca-se frente a várias alternativas na implementação de uma estrutura virtual de aprendizagem.


Ensinar deixa de ser considerado uma forma de transmissão de conhecimento, abrindo a possibilidade para que o educando possa construir sua própria trajetória (Freire, 2003). Nessa nova configuração, o professor deve deixar o papel de transmissor de informações e passar a um papel de motivador da autonomia em cada um de seus aprendizes. O aluno, por sua vez, passa a ocupar papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, deixando, dessa maneira, sua postura de passividade.

Gosto muito de comparar a figura de um tutor educacional com a de um maestro, onde deve reger todos os componentes de uma orquestra para que ela possa cumprir o seu objetivo com qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário