terça-feira, 6 de julho de 2010

Muito mais do que Treinamento!


O aprendizado, especialmente no ponto do domínio, demanda tempo, criatividade e considerações.

Considerando todas as coisas que as pessoas devem conhecer, não é mais possível (se é que um dia foi) para o treinamento em si promover tudo. Pergunte a qualquer pessoa como ela aprendeu a executar o seu trabalho, certamente que ela teve algum tipo de treinamento, mas também aprendeu no próprio trabalho, pela observação de outras pessoas, fazendo pergunta aos pares, utilizando-se de tentativa e erro, seus próprios experimentos, e, se ela for afortunada, pela ajuda de um mentor ou coach.

Ao imergir as pessoas em uma cultura de conhecimento em vez de simplesmente de treinamento, elas aprendem a ser melhores buscadores de informações, melhores pesquisadores, e, por fim, melhores executores de trabalhos.

Por isso é preciso redefinir o e-learning, que reside no interior da arquitetura do aprendizado e desempenho - não o e-learning tradicional, mas uma definição mais ampla, mais inclusiva.

O e-learning precisa ser o uso de tecnologias da internet para criar e proporcionar um rico ambiente de aprendizado que inclui uma gama extensa de recursos e de soluções instrucionais e informacionais, o objetivo dos quais é melhorar o desempenho individual e organizacional.
fonte: Além do e-learning - Marc J. Rosemberg

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Educação Moderna



Conforme argumentado por Kalakota e Whinston, 1996 – Com as mudanças ambientais, cinco características são especialmente pertinentes para as aplicações eletrônicas:

A primeira, a educação não é mais considerada como algo adquirido durante a juventude e que serve para a vida toda. A educação moderna não é mais homogênea em relação a idade, tanto nas aulas presenciais como nas classes virtuais são encontradas pessoas jovens que estão no início de carreira, de meia idade que já estão com sua carreira definida, e idade avançada que estão aposentados.

A Segunda, porque o conhecimento, como os outros produtos, pode se tornar obsoleto rápida e continuamente, a educação precisa criar um ambiente que facilite o aprendizado contínuo.

Terceira, a educação e o entretenimento estão convergindo. Por exemplo, os softwares educacionais estão se tornando uma parte crescente do setor de entretenimento.

Quarta característica, a entrega de instrução educacional está mudando. Instrução será cada vez mais conduzida eletronicamente e às vezes em encontros menores e informais entre professores e alunos. Os alunos irão decidir quando e onde eles desejam ouvir e participar.

Quinta característica, O papel do professor mudará de expositor de conteúdo para o facilitador ou treinador de estudantes.

terça-feira, 30 de março de 2010

Aprendizado Eletrônico



O ambiente digital está mudando e mudará cada vez mais o papel das escolas, universidades e comunidades educacionais.

Um dos possíveis efeitos é a expansão do mercado para as escolas e para os estudantes, onde indivíduo passa a escolher uma escola independente de sua localização física, podendo procurar mais pela adequação às suas necessidades do que pela disponibilidade local.

Na educação, o ambiente digital causará mudanças sensíveis, derivadas de sua capacidade de eliminar distâncias, compartilhar informações e integrar pessoas.