quarta-feira, 1 de abril de 2009

Pensamento Linear ou Visão Sistêmica?

Nas estruturas educacionais, na maioria das vezes, desenvolvemos o pensamento cartesiano no momento de pensar numa estrutura didática, o que é natural, onde se estuda pedaços de informações e depois chegamos a uma conclusão, isso até faz parte da concepção didática.

Com o advento dos computadores e da internet e suas diversas interações proporcionadas pelas novas mídias, mostra que as interações não são mais lineares, o que nos faz repensar a estruturação didática para projetos de e-learning.

Precisamos estar atentos ao todo ao mesmo tempo em que estruturamos as partes que nos permitirá conceber estruturas que favorecerá o pensamento sistêmico e diferentes formas de condução do conhecimento.

A idéia não é prevalecer o pensamento sistêmico, é lógico que os dois são importantes, quando se precisa de conhecimento sequencial, e resultados imediatos o pensamento linear é imbatível, mas quando precisa-se de conhecimento mais abrangente e estratégico, o pensamento sistêmico é importante.
Portanto, quando estiver estruturando uma plataforma de e-learning, pense numa ferramenta que possa lhe oferecer diversas formas de oferta de construção, interação e condução do conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário