sexta-feira, 17 de julho de 2009

Conceito de Objetos de Aprendizagem!

Um objeto de aprendizagem pode ser uma ilustração, uma frase, um conceito. Segue abaixo a definição que considero mais completo e usual nas estruturas de educação a distância e que tenho praticado na estruturação de cursos on-line:

Iniciaremos com uma colocação de Singh (2001 Apud BETTIO et al, 2003, p.22) afirmando que um objeto de aprendizagem deve ser bem estruturado e dividido em três partes bem definidas:

- OBJETIVO, CONTEÚDO INSTRUCIONAL, PRÁTICA E FEEDBACK.

Objetivos: Esta parte do objeto tem como intenção demonstrar ao aprendiz o que ele poderá aprender a partir do estudo desse objeto, também poderá conter uma lista dos conhecimentos prévios necessários para um bom aproveitamento de todo o conteúdo disponível. Pode ser comparado de uma forma grosseira a ementa de uma disciplina.

Atividade de Aprendizagem / Conteúdo instrucional: Aqui devera ser apresentado todo o material didático necessário para que no termino o aluno possa atingir os objetivos citados no item anterior.

Prática e Feedback: Uma das características importantes do paradigma objetos de aprendizagem é que a cada final de utilização julga-se necessário que o aprendiz verifique se o seu desempenho atingiu as expectativas, caso não, o aprendiz deve ter a liberdade para voltar a utilizar-se do objeto quantas vezes julgar necessário.

Com o objetivo de atender uma estrutura educacional ainda mais completa incluímos também, o Recapitulando além da estrutura proposta por Singh.

Recapitulando: O recapitulando deverá resumir os principais conceitos abordados no conteúdo do objeto de aprendizagem com o objetivo de rever os principais conceitos abordados.

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