quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Focus Group ou Teste de Usabilidade?

 OU

Começa que Focus Group não é o mesmo que Teste de Usabilidade!

Focus Group: pequeno grupo de pessoas que reagem a idéias e projetos que são mostrados a elas, e muito do seu valor vem da reação dos participantes às opiniões dos outros membros do grupo. Geralmente são bons para obter rapidamente uma amostra da opinião dos usuários e seus sentimentos sobre as coisas.

Testes de Usabilidade: Mostra-se algo a um usuário de cada vez e ele é solicitado a descobrir o que isto é ou tentar usá-lo para executar uma determinada tarefa.

O Focus Group pode ser ótimo para determinar o que seu público gosta, se a sua idéia por trás de uma ferramenta faz sentido ou é atrativa, entretanto, eles não são bons para descobrir se a sua ferramenta funciona e como melhorá-lo para o usuário.

Infelizmente os testes de Usabilidade são muito poucos, muito tarde e por todos os motivos errados.

Embora os testes de usabilidade às vezes liquidem algumas discussões, o que ele acaba revelando é que as coisas sobre as quais estavam brigando não são tão importantes. "As pessoas muitas vezes testam para decidir que cor de cortina é melhor apenas para descobrir que esqueceram de colocar as janelas na sala."
Por exemplo, elas poderiam descobrir que não faz muita diferença se você escolher a barra de navegação horizontal ou menus verticais se ninguém entender a proposição de valor do seu site.

Referência: Steve Krug - Não me Faça Pensar

Nenhum comentário:

Postar um comentário