quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Comunidades de Aprendizagem!



A maioria das pessoas quando ouve o termo e-learning naturalmente pensa em um curso online, concebido e desenvolvido para um indivíduo sempre que necessita novo conhecimento ou competência. Nos últimos anos, houve um enorme progresso na área do e-learning, claramente está melhor, mais rápido e mais barato.

No futuro, apesar dos cursos online continuarem com seus progressos, tornando-se cada vez mais acessíveis e eficientes, estamos preparados para ver avanços fantásticos no campo que não envolve cursos, mas sim, nos aparatos tecnologicos que favorecem e disponibilizam cada vez mais a troca do conhecimento informal.

Embora os profissionais de treinamento foquem no aprendizado formal por meio de cursos, as estatísticas mostram que 95% dos aprendizados são informais - em outras palavras, eles não utilizam cursos.

Pare para pensar! O que a maioria das pessoas fazem quando não sabem como fazer algo?
Elas normalmente utilizam uma ferramenta de busca se estiverem procurando por informações explícitas. Se estiverem procurando por recomendações, opiniões ou insights, ou seja, conhecimento tácito, elas tendem a aprender pelo acesso às suas redes de conhecidos.

Definimos comunidade de aprendizagem como qualquer rede de pessoas que estão conectadas porque necessitam aprender algo em comum.

Referência: Além do e-learning - Marc J. Rosenberg

Nenhum comentário:

Postar um comentário