segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

O Novo Papel do Treinamento em Sala de Aula



Embora o e-learning tenha muito com que contribuir, ele não significa o final do aprendizado em sala de aula, este desempenhará papel exclusivo dentro de uma arquitetura de aprendizado, que será diferente do que desempenhava no passado. Interações dos grupos, soluções de problemas, trabalhos em equipe, entre outros, são atributos vitais de um sistema de aprendizado global que, em muitos casos, ainda é adequado para experiências em sala de aula.

Com o e-learning tornando-se parte significante do nosso processo de aprendizagem, haverá diversas mudanças nas estratégias educacionais baseado em instrução presencial.

À medida que as estratégias de o e-learning forem implantadas, as organizações encontrarão novos usos para o aprendizado presencial. A tendência, é que os treinamentos em sala de aula venham a diminuir, mas a importância das experiências que permanecem, com certeza crescerá e se tornarão combinações criativas que irão compor uma arquitetura de aprendizado bem-sucedida, cada um contribuindo com seu valor exclusivo.

sábado, 22 de janeiro de 2011

Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação



Albertin e Moura (1994) estudaram a utilização de tecnologias de informação e comunicação na educação com o objetivo de elaborar cenários alternativos para o futuro desse ambiente. Um dos resultados desse estudo foi a identificação dos fatores críticos ao Futuro das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação.

Esses fatores críticos ao futuro são:

Sociedade: O tipo de sociedade atual e futura deve influenciar a Educação que deve ser dada os seus indivíduos e o papel das tecnologias de informação e comunicação nesta área. Os indivíduos devem ser preparados para ela e a Educação deve se utilizar dos recursos que ela oferece.

Condições Socioeconômicas da sociedade: Essa variável está mais relacionada com as organizações que atendem a população em geral, devido as condições das comunidades mais carentes que têm que optar por educação ou emprego, sofrem o efeito negativo de condições financeiras, não têm acesso fácil à educação e às tecnologias etc.

Recursos Financeiros: A utilização de tecnologias de informação e comunicação na educação necessita de investimentos de recursos financeiros consideráveis para o atingimento de sua qualidade. No setor de escolas privadas, este investimento está ligado a exigências de retorno financeiro.

Tecnologia Disponível: Esta variável está relacionada com as tecnologias disponíveis para serem utilizadas na Educação, tanto aquela considerada públicas como privada.

Prática Pedagógica: Cada vez mais, percebe-se a necessidade de uma mudança de paradigma na prática pedagógica, tendo como base os enfoques do behaviorismo de Skinner e o construtivismo de Piaget, ligados a educação básica.

Finalidade das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação: Atualmente, são identificadas e confirmadas várias e diferentes aplicações de tecnologias de informação e comunicação na educação. Ex.: Automação de sistemas de apoio administrativo em educação, educação para tecnologias para capacitação do individuo como trabalhador, capacitação do individuo para a sociedade do futuro etc.

Professor: Essa variável está relacionada com as condições atuais dos professores face a sua carreira, oportunidades, condições financeiras de atuação, perspectivas, reconhecimento pela sociedade etc. Além disso, e não menos importante, está a importância da formação adequada dos professores para a prática pedagógica.

Fonte: Alberto Luiz Albertin - Comércio Eletrônico