sexta-feira, 14 de setembro de 2012

OS 7 PRINCíPIOS DA APRENDIZAGEM



1 - Aprender é um ato fundamentalmente social.
Ainda que aprender se refira ao processo de adquirir conhecimento, na verdade abrange muito mais. O aprendizado efetivo gerlamente é construído socialmente e requer sutis adaptações de identidade, o que torna o processo desafiante e poderoso.

2- O conbecimento é integrado à vida da comunidade.
Quando desenvolvemos e compartilhamos valores, perspectivas e maneiras de fazer as coisas, criamos uma comunidade da prática.

3- Aprender é um ato da participação.
A motivação pra aprender é o desejo de participar de uma comunidade, se tornar e permanecer como membro. Esta é uma dinâmica-chave que ajuda a explicar o poder da aprendizagem, e também das ferramentas de mentoring e coaching entre pares.

4- Saber depende do engajamento na prática.
Em geral, reunimos o conhecimento pela observação e participação em diferentes situações e atividades. Portanto, a profundidade do nosso saber depende da profundidade do nosso engajamento.

5- O engajamento é inseparável do poder de decidir ou agir.
Temos a percepção de quem somos conforme nossa habilidade de contribuir e afetar a vida no meio em que estamos ou ao qual queremos pertencer.

6- A falha em aprender geralmente é resultado da exclusão em participar.
Aprender exige o acesso e a oportunidade de contribuir.

7- Todos nós somos naturalmente aprendizes constantes.
Todos nós, sem exceções. Aprender faz parte da natureza humana. Nós todos aprendermos o que nos permite participar das comunidades às quas queremos fazer parte.


Fone: Institute for Research on Learning

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

SOCIAL LEARNING É REALIDADE


É junto com os outros que somos capazes de fazer sentido, e isso é social.

O Social Learning permite uma reação melhor da organização frente às mudanças do contexto atual, pois a experiência social é adaptável por natureza.

Ontem                                                               Hoje

Conhecimento Especialista                 Conhecimento das redes
Necessidade de saber                         Necessidade de compartilhar
Curriculo                                                 Competência
Regularidade; Previsibilidade             Complexibilidade, Ssurpresa
Estoques                                                Fluxos
Relógio de Ponto                                  Gestão por Rresultados
Foco no colaborador                            Foco na equipe

Autor: Jay Cross, 2009

Segundo Charles Darwin, sobreviveram aqueles que aprenderam a colaborar e se adaptar melhor, nesse sentido, o processo de transmissão de conhecimento se baseou em trocas sociais.


Pessoas aprendendo de outras pessoas e de suas experiências, essa interação entre aprendizes ainda é a base da aprendizagem efetiva.

Segundo Peter Henschel, do Institute for Research on Learning, a aprendizagem é social, sendo que mais de 80% da educação corporativa é informal, acontece de improviso entre as pessoas  dependendo da necessidade.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

APRENDIZAGEM COLABORATIVA



No processo educativo, a colaboração ganha novo papel quando mediada pelas

redes de aprendizagem.

As questões abordadas no porcesso de ensino/aprendizagem ganham novas dimensões e profundidade, como resultado das interacções que se estabelecem entre pessoas com níveis de formação e de conhecimentos diferentes, distintas vivências, percepções, atitudes e valores.

  • As redes de aprendizagem trazem para os processos educativos a dversidade que caracteriza o nosso mundo, abrindo novas perspectivas e novos horizontes aos seus participante.

  • Ampliar a visão do que a plataforma oferece, promovendo interações entre a estrutura formal de ensino e as redes sociais,;

  • Instigar a discussão antes, durante e depois do treinamento; (complemento do processo de formação);

  • Abrir para troca de experiência / boas práticas;

  • Acesso rápido aos conteúdos.

Tudo isso pode ajudar a manter o aprendiz motivado e instigar a sua participação, mas como de fato podemos inserir o modelo de redes colaborativas ou redes sociais no processo educaional?

Este será mais um dos temas que passaremos a discutir neste blog.

Fique a vontade para participar, contribuir e questionar.